Loading
Carol

Arte e cultura sob um olhar arquitetônico na cidade das praias paradisíacas

  • Home
  • Blog
  • Posts

A vila Porto de Pedras, situada em São Miguel dos Milagres, é rica em sua história e isso é facilmente encontrado a cada esquina em suas ruelas, repletas de detalhes arquitetônicos.

Rica em sua história, Porto de Pedras ainda guarda muito de sua memória e passear por suas tranquilas ruas torna-se um lazer que merece ser fotografado. Da época da colonização restou apenas o antigo prédio de Câmara e a Cadeia, que resiste ao tempo de frente para o mar, sendo uma das edificações mais antigas do Litoral Norte, junto com as igrejas de São Gonçalo e de Nossa Senhora da Apresentação em Porto Calvo.

O prédio serviu durante muito tempo como delegacia municipal e também de pequeno presídio. Atualmente espera uma ação do governo do estado para sua restauração, numa parceria com a nova administração do município.

Dentre diversas construções é possível encontrar casarões mesclados a elas. Resistindo ao tempo, eles contam um pouco sobre a história regional da cidade. Um deles é o Casarão das Estrelas, onde ocorriam as reuniões de políticos da região e também hospedou Dom Pedro II e três pilotos de um hidroavião norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo as informações colhidas por moradores mais antigos, o avião fazia patrulhamento no Litoral quando teve uma pane sendo formado a aterrissar no rio Manguaba. Os tripulantes ficaram hospedados na Casa das Estrelas durante uma semana atraindo a curiosidade de todos da cidade.

Em um todo, em São Miguel dos Milagres a verossímil imersão cultural é real, pois a história nacional é encrustada e viva nesta parte do país. Visitar o município é vivenciar uma experiência única e multicultural, pois em cada pedacinho por m² existe mais coisas a serem descobertas!

Se aventure, descubra uma parte do país rica em detalhes da nossa história.

Fotos: Alagoas Brasil Notícias